terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cultura Jovem

Após a Segunda Guerra Mundial, diversas mudanças ocorreram no cotidiano das pessoas, houve um aumento na taxa de natalidade após as volta dos soldados da guerra, o chamado “baby boom” e as mulheres após começarem a trabalhar e assumirem o comando da casa e do sustento da família nesse mesmo período, já não queria ser somente do lar o que causou diversas separações e desestruturação do núcleo familiar. Na década de 50, os jovens começaram a ter poder aquisitivo maior começando a trabalhar e não tendo que ajudar em casa, isso significou dinheiro livre para gastar com moda, música, tudo que tivesse relação com caracterização de estilo.
De acordo com Linda L. Daridoff no livro Introdução da Psicologia, ela classifica o começo da adolescência como um período propício ao estereótipo turbulento e rebelde, nas suas palavras “De alguma forma, os jovens precisam integrar muitas auto-imagens – de estudantes, amigos, líderes, seguidores, trabalhadores, homens ou mulheres – em uma única imagem e escolher uma carreira e um estilo de vida, plenas de significados para eles” (Davidoff, Linda L. 312:2001). E o consumo é a forma mais visual de extrair essa imagem ao olhar do outro.
O trabalho dos antropófagos Douglas e Ishewood (2004) torna-se relevante nesta questão, quando diz que a mercadoria é uma forma de demarcar as fronteiras das relações sociais e a necessidade de compartilhar os nomes dos bens com os demais que o cercam através da valorização da marca.
O mercado visando esse movimento começou a investir fortemente em produtos voltados para os jovens e assim cresce o uso de bens simbólicos para representação de um estilo de vida e criação de um status, o estudo de cada geração, o jovem de ontem, o de agora e o de sempre.
O que será tendencia ... é o estudo de cada geração que revela bastante dos traços ...
Mas o periodo que vivemos começamos a questionar se a moda realmente está nascendo no jovem .. a moda está mutante e pode surgir em qualquer hora ou local ...
Cada geração deixou a sua marca e cada geração que surge adere algumas coisas e recriam ... eis o ciclo ... constante ...
Faça a moda ... a sua moda ... moda ...

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